04/01/2012

Pain perdu com maçãs


Pain perdu – pão perdido em francês – é o peculiar nome desta saborosa sobremesa. Não tenho ideia do porque do nome, mas achei interessante. Para ser franco, somente dias atrás fui descobrir que este era o nome do prato, até então eu o chamava de “French Toast com maçãs” ou “Rabanada com maçãs”.

Eu vi a receita uma única vez, em um programa na TV, então não prestei atenção no nome, mas no seu preparo. Lembro que a receita original era com pêssegos, porém resolvi experimentar com maçãs, que estavam mais disponíveis na época. Agora, devidamente nomeada e com as devidas substituições, apresento o “Pain Perdu com maçãs”:

RECEITA

1 maçã verde
2 fatias de pão de forma ou brioche
1 ovo
manteiga
açúcar
canela em pó
leite


Corte a maçã em 8 pedaços. Em uma panela coloque cerca de 2 xícaras de açúcar e deixe derreter até ficar dourado e formar o caramelo. Acrescente os pedaços de maçã e vá mexendo para que a fruta fique caramelada. Reserve.

Em um prato ou tigela rasa bata o ovo juntamente com um pouco de leite (cerca de ½ xícara) e ½colher de açúcar até misturar bem.

Em uma frigideira coloque ½ colher de manteiga e deixe derreter até espumar. Passe os dois lados das fatias de pão ou brioche levemente no ovo batido e frite-as na manteiga derretida até ficarem bem douradas (cuidado para não deixar o pão tempo demais no ovo, pois ele ficará encharcado e desmanchará na sua mão). Polvilhe açúcar e canela em pó por cima.

Coloque os pedaços de maçã caramelada em cima das fatias de pão e sirva.


Uma opção é servir esta sobremesa com uma generosa bola de um bom sorvete.

Eu costumo cortar as fatias na diagonal e montar um quadrado com as partes antes de colocar a maçã. Isso deixa o prato com um visual mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário