10/12/2014

Escondidinho de mandioquinha e shitake

Tradicional prato nordestino, o escondidinho é um dos pratos mais versáteis que existem. Embora sua versão mais conhecida seja feita com purê de mandioca e recheada de carne seca, é possível criar receitas com diversos tipos de massa e de recheios. Basta usar a imaginação.

Esta receita eu resolvi fazer para aproveitar o que tinha disponível na geladeira: algumas mandioquinhas e uma bandeja de shitake que tinha comprado e não tinha consumido. Assim, decidi utilizar esses ingredientes para preparar um ótimo jantar para mim e para a Cissa.

Para o purê de mandioquinha eu repeti a receita que fiz nesse outro post. Já o recheio, eu fiz com base nessa receita.

O resultado foi tão bom que acabamos repetindo a receita, mas dessa vez num almoço e trocando o recheio para linguiça

RECEITA
.
PURÊ DE MANDIOQUINHA

1 kg de mandioquinha sem casca(s) e picada(s)
4 colheres (sopa) de manteiga
1xícara de leite
Sal

Em uma panela, coloque a mandioquinha descascada e picada, cubra com água e cozinhe até amolecer. Escorra a água e amasse bem.


Volte o purê para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Adicione o leite e a manteiga; cozinhe até o purê adquirir consistência e acerte o sal.

RECHEIO

100g de cogumelo shitake (aproximadamente 7 unidades)
½ cebola cortada em fatias finas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de shoyu
Requeijão
Queijo coalho

Se o cogumelo ainda não estiver limpo e cortado, limpe-o com papel toalha úmido e corte em fatias grossas. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite, acrescente o cogumelo e deixe cozinhar até ficar bem macio. Acrescente uma pitada de sal e o shoyu. Deixe refogar entre 3 e 5 minutos. Reserve.

MONTAGEM

Unte a(s) forma(s) com manteiga e preencha com purê, cobrindo o fundo e as laterais. Adicione o recheio, coloque uma colher de requeijão por cima e cubra com o restante do purê. Rale um pouco de queijo coalho e leve ao forno, a 200°C, por cerca de 20 minutos para gratinar.
Aí é só servir.

O escondidinho tanto pode ser servido com entrada, acompanhamento ou prato principal, reforçando a versatilidade do prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário