20/11/2011

Fritada de batatas


Na última terça feira, dia 15, feriado e chuva constante em São Paulo. Junto com a chuva, uma preguiça sem tamanho de sair para procurar um restaurante para almoçar. Foi então que decidimos fazer algo para comer. Uma rápida passada no supermercado mais perto e já tínhamos os ingredientes para nosso prato principal: uma Fritada de batatas.
Eu nunca havia tentado este prato, nem havia pesquisado uma receita específica para fazê-lo. Foi tudo na base do improviso, com o que eu me lembrava de ter visto pro aí, mas no final o resultado foi uma boa surpresa. Então, aí vai a nossa versão da Fritada.

RECEITA

4 batatas
4 ovos
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Manjericão
Alecrim
½ cebola
Queijo mozarela
Fatias de peito de peru
Queijo grana ou parmesão

Após descascar as batatas, corte-as em fatias finas e reserve em um recipiente com água para que não escureçam.

Em uma tigela bata 3 ovos e acrescente a cebola picada, uma pitada de sal, uma de pimenta do reino moída, um pouco de manjericão e um pouco de alecrim.

Em fogo baixo aqueça uma frigideira, frite levemente no azeite algumas fatias de batata – de modo que elas cubram todo o fundo do recipiente. Quando as batatas estiverem mais moles e um pouco douradas, acrescente os ovos batidos e deixe a mistura fritando, como em uma omelete. Cubra com o restante das batatas e despeje um ovo batido apenas com uma pitada de sal. Coloque as fatias de mozarela e de peito de peru picadas por cima e deixe tudo cozinhando em fogo baixo com a frigideira tampada.

Aos poucos vá mexendo a frigideira de modo a escorrer o ovo que está no topo, para que não fique cru. Quando estiver tudo cozido, jogue um pouco de grana (ou parmesão) ralado ou em lascas por cima da fritada e leve ao forno a 180°C por 5 minutos para gratinar. E, assim, está pronta a Fritada de batatas.


Agora é só aproveitar o almoço!

Para acompanhar o prato principal preparamos uma salada de agrião com tomates cereja e queijo frito. E, claro, um bom vinho Tempranillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário