26/11/2012

Polpetone


Os programas de culinária na TV são uma das principais inspirações para mim e para a Cissa na hora de escolhermos nossas receitas. Sempre que vemos algo que nos agrada muito, ficamos imaginando nosso almoço de domingo com aquele prato. Alguns nós fazemos logo e postamos aqui; outros vão para a fila de espera até que tenhamos uma oportunidade de cozinha-lo, como foi o caso do polpetone.

Quando assistimos ao programa que mostrou a receita, a Cissa ficou empolgada com o prato, mas como não ficamos em São Paulo nos domingos seguintes, deixamos para outra oportunidade. Tão logo surgiu a chance, fomos para a cozinha preparar o prato que nos deu bastante trabalho, mas que ficou muito gostoso.

Como sempre, nós modificamos uma ou outra coisinha em relação à receita original para ficar mais ao nosso gosto, mas sem comprometer o resultado.

RECEITA

500g de carne moída
3 fatias de pão de forma
200ml de leite
1/2 cebola roxa picada
4 ovos
50g de parmesão ralado
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de cream cheese
300g de queijo de cabra ralado
100g de farinha de trigo
200g de panko (tipo japonês de farinha de rosca) ou farinha de pão
Azeite a gosto

Molhe as fatias de pão de forma no leite. Misture o pão com a carne moída e acrescente a cebola roxa, 1 ovo, o queijo ralado, a pimenta dedo-de-moça, a salsa, o sal e a pimenta do reino. Misture tudo até ficar homogêneo. Reserve.

Misture o cream cheese e o queijo de cabra. Abra a carne sobre um PVC e recheie com os queijos. Feche o PVC em forma de pastel e guarde na geladeira durante uma hora.

Em um recipiente bata os ovos restantes para empanar. Após retirar os polpetones da geladeira, passe-os na farinha de trigo, no ovo e empane com panko ou farinha de pão. Frite dos dois lados e coloque no forno a 180ºC durante 10 minutos.

Sirva coberto com molho de tomate caseiro.

Esta receita deu bastante trabalho e demorou bastante para ficar pronta, mas valeu a pena pelo resultado final. Para acompanhar, fizemos um risoto na panela de pressão e bebemos um belo vinho Bordeaux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário